quarta-feira, 30 de junho de 2010

mudar, muDAR, MUDAR!

Minha vida mudou muito em um ano. Ela mesma, às vezes, nos obriga a isso... mas, como disse num post parecido algum tempo atrás, não apenas "mudei", mas evoluí.

Ao mesmo tempo, passei a entender que ninguém muda se não quer mudar. Você pode falar, dar sermão, fazer palestra, falar com carinho, fazer trabalho, amarração, descarrego, não adianta. A mudança vem de dentro. E continuo vendo essas pessoas cometendo os mesmos erros de há um ano, 6 meses ou três semanas atrás.

O que eu posso fazer? Nada. Porque essas pessoas continuarão cometendo os mesmos erros, repetidas vezes, sem ao menos se importar o quanto de tempo está perdendo ou quem está ferindo ou as conseqüências destes atos. E o que acontece, muitas vezes, essas pessoas levam outras junto, e que também, nesse vício, não querem enxergar o erro. E se enveredam por estes caminhos, achando que o erro é de um terceiro, quando na verdade não o é.

Viver o hoje é muito importante. Mas não pensar no amanhã é muito sério. Vi pessoas que fazem o que querem fazer, sem se importar com ninguém ao redor. Se der "problema" eu fujo um pouco, finjo que não sei, digo que não quero saber, simplesmente porque não quer um problema agora. Daqui a pouco terá dois, e depois três. Mas e daí? Se safou agora, se safa depois. O que você espera de alguém assim?

Pessoas que cometem os mesmo erros repetidas vezes, não sabem o mal que estão fazendo a elas mesmas. E as que continuam acreditando nessas pessoas, também não sabem o que estão causando a elas mesmas. Mas sabe, não está em minhas mãos. Não está nas mãos de ninguém a não ser delas mesmas. E você sabe quando a pessoa não quer mudar.

Daqui um tempo, você passará por isso de novo. É só aguardar.
E não foi por falta de aviso.


"Aqueles que não conseguem se lembrar dos erros do passado
estão condenados a repetí-lo"
- George Santayanna-

0 comentários: