quarta-feira, 1 de dezembro de 2010

Águia ou Galinha?

Minha mãe me deu um texto para ler que se chama "A Águia que (quase) virou galinha" de Rubem Alves.(para ler a versão completa clique aqui )

Para quem ficou com preguiça de ler na íntegra, a história se passa num galinheiro, onde uma águia cresceu pensando que era uma galinha. Ficava muito triste de ver que era diferente e não conseguia ser como as outras. Eis que um dia um alpinista (os aventureiros alpinistas) passou por ali e notou a presença da águia e perguntou o que ela estava estava fazendo ciscando dentro de um galinheiro e não voando como as demais de sua espécie. A águia se negava, ferozmente, dizendo que era uma galinha e não queria aceitar o que o alpinista estava dizendo. O alpinista pegou um saco e capturou a águia, levando-a até o alto do cume. Chegando lá em cima, o alpinista abriu o saco de cabeça para baixo, chacoalhando para que a águia caísse no abismo mais profundo.

"E foi então que algo novo aconteceu. Do fundo de seu corpo galináceo, uma águia, há muito tempo adormecida e esquecida, acordou, se apossou das asas e, de repente, ela voou. Lá de cima olhou o vale onde vivera. Visto das alturas ele era muito mais bonito. Que pena que há tantos animais que só podem ver os limites do galinheiro!”

Muitas pessoas são águias em galinheiros. Aves muito maiores, mais bonitas e mais poderosas que poderiam estar voando e vendo o mundo de cima, mas estão muito acostumadas com o conforto daquele lugar.

Às vezes, também me sinto uma águia, presa a um galinheiro.

1 comentários:

Anônimo disse...

Eu gostei deste post, na boa, foi belo tapa, do lado direito do meu rosto. Logo menos preciso mudar minha vida e sair do galinheiro. 2011, como o desejo.

Parabéns, Fla. Suas palavras são muito confortantes para ler.