sexta-feira, 22 de julho de 2011

Homem de Lata

Hoje acordei pensando no Homem de Lata da história do Mágico de Oz... Aquele que faz uma jornada atrás de um coração... não importa se é pedra, argila ou o que seja... o importante é encontrar algo que preencha o vazio do seu peito.

E quantos de nós somos Homens de Lata atrás de um coração? E quantos de nós perdemos nossos corações pelas crueldades do mundo...? Nos tornamos frios e distantes por acreditar que ninguem no mundo tem zelo suficiente para tocar além da exterior. Ninguem merece que você se abra e se mostre e coloque à prova que pode ser muito mais quente que a lata... E acabamos nos tornando orgulhosos de uma forte lataria, que nada pode ultrapassar... 

Assim, quando você acha que passará o resto da vida gelado, rangendo por falta de óleo em suas juntas, aparece uma Dorothy que toda cuidadosa te ajuda. Aparece alguém que mostra que mesmo com uma forte e brilhante lataria, impenetrável, sem um coração, não há motivos para continuar...

"- Minha filha, a Bruxa não dava trégua. Tiririca de raiva ordenou ao machado que me arrancasse a cabeça e partisse meu corpo em pedaços. Pela quarta vez o bom funileiro me reconstituiu tudo em lata. Mas, para a minha tristeza, não fez coração! Sem coração, perdi todo o amor pela moça. Então, desmanchei o noivado.
Dorothy leva uma das mãos à boca, admirada:
- Você perdeu uma das coisas mais importantes da vida, o amor.
O Homem de Lata abaixa a cabeça.
- Você tem razão. Por outro lado, passei a sentir orgulho do meu novo corpo, resistente ao golpe de machado e, em dias de sol, brilhando que é uma beleza. Hoje, só temo a ferrugem. Por isso, ando sempre com a lata de óleo para lubrificar minhas juntas.
- Por que quer um coração?
- Ora!... Pretendo me apaixonar de novo."

Apaixone-se!


1 comentários:

Anônimo disse...

Ficou muito legal seu post. Realmente falta amor no Homem. Esquecemos o que é fazer, dar o amor para o outro. Apenas lembramos do Eu, mas o que deveria existir é o Nós.